Curiosidades

Efeito Ram Rampage: 5 carros com nomes que são cacofonias

Repetição de Ram no nome da Rampage cria esse efeito estranho na voz, assim como esses outros cinco carros

Ram Rampage Rebel vermelha frente
Ram Rampage Rebel [divulgação]

Segundo o dicionário, cacofonia é uma junção de palavras ou sílabas que criam sons desagradáveis ou ambíguos. É o tipo de junção de palavras que te causa uma incômoda pausa para falar. O exemplo mais recente disso no mundo dos carros é a Ram Rampage, visto que o batismo da caminhonete repete o nome da marca que ela faz parte.

Só que a picape Ram Rampage não é o único carro o qual o nome produz uma cacofonia. Por isso, juntamos mais cinco modelos que provocam o mesmo efeito ao repetir parte (ou a totalidade) do nome de suas montadoras em seu próprio batismo.

Land Rover Range Rover

Land Rover Range Rover [divulgação]
Land Rover Range Rover [divulgação]
Talvez o exemplo mais clássico de cacofonia entre os carros seja a dos modelos Range Rover da Land Rover. Isso porque em seus nomes a palavra Rover é dita duas vezes. Mesmo que Land e Range sejam palavras bem diferentes, ao falar Land Rover Range Rover, repare: todo mundo faz uma pausa não natural.

Chevrolet Chevy

Chery é o apelido da Chevrolet nos EUA, mas também o nome de três carros. No Brasil, a picape do Chevette se chamava Chery 500. Já o Corsa no México foi vendido como Chery C2. Já o americano Nova foi chamado por um tempo de Chevrolet Chevy II em alguns países. Ou seja, cacofonia tripla.

Suzuki Suzulight

Suzuki Suzulight [divulgação]
Suzuki Suzulight [divulgação]
Durante muitas décadas, a Suzuki foi uma fabricante de motos. Contudo, em 1955 com a introdução da lei de incentivos a Kei Cars no Japão, a marca decidiu se aventurar no segmento de carros de passeio, criando o Suzulight. O estranho é que o Suzuki Suzulight era praticamente um hatch alto, que hoje poderia ser interpretado como um mini SUV.

Alfa Romeo Alfasud

Alfa Romeo Alfasud [divulgação]
Alfa Romeo Alfasud [divulgação]
A falta de criatividade da Alfa Romeo na hora de batizar o Alfasud acabou por criar uma grande cacofonia. O nome do modelo vem do simples fato de ser um dos carros que a Alfa Romeo produzia na fábrica de Pomigliano d’Arco, que ficava ao sul da Itália. Ou seja, Alfa do Sul, Alfasud. 

Jeep Jeepster

Jeep Jeepster [divulgação]
Jeep Jeepster [divulgação]
Antes mesmo da Jeep ser uma marca, a Willys produzia o Jeepter, uma versão conversível e mais urbana do Wrangler (na época, Willys CJ). Com a junção com a Kaiser, a segunda geração do modelo ficou conhecida como Kaiser Jeep Jeepster Commando. Ou seja, um carro com dois nomes e dois sobrenomes, além de uma cacofonia. 

>>Volkswagen vai cortar o câmbio manual de seus carros na Europa

>>As 5 piores tendências dos carros na atualidade

>>5 carros que a internet ama criticar, mas que vendem muito