Um dos grandes balizadores de performance nos carros é o tempo de 0 a 100 km/h. Mas e quando esse atributo é, na realidade, a grande fraqueza de um modelo? Por isso, reunimos as dez maiores lesmas sobre rodas: os 10 carros mais lentos vendidos no Brasil em 2022.
Os dados foram computados pelos nossos parceiros da Jato e foram fornecidos oficialmente pelas montadoras. E os resultados são verdadeiramente surpreendentes.
1. Renault Stepway 1.0 – 15 segundos
Na última edição dessa lista, a Ford Ranger estava empatada com o Renault Stepway 1.0. Contudo, com a atualização da caminhonete, fica ao cargo do hatch aventureiro o título de carro mais lento à venda no Brasil.
2. Fiat Mobi Trekking – 14,9 segundos
Único hatch com motor 1.0 quatro cilindros do Brasil, o Fiat Mobi demora longos 14,9 segundos para atingir os 100 km/h na versão aventureira Trekking. O modelo dispõe de 74 cv e 9,7 kgfm de torque. Só que, por conta do peso extra da versão aventureira e dos pneus, ele é 0,9 segundo mais lento que o Mobi Like.
3. Renault Kwid E-Tech – 14,6 segundos
Surpreendentemente temos um carro elétrico na lista. Enquanto o Kwid a combustão precisa de 13,2 segundos para chegar aos 100 km/h, seu irmão elétrico, que custa o dobro, exige 1,4 segundo a mais. Com 65 cv e 11,5 kgfm de torque, o carro elétrico mais lento do Brasil é também um dos mais baratos da categoria.
4. Hyundai HB20 1.0 – 14,5 segundos
Com motor 1.0 três cilindros de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, o Hyundai HB20 é substancialmente mais forte que o Fiat Mobi. Só que ele é só 0,4 segundo mais rápido. Isso se dá por conta do peso extra da carroceria e acerto de transmissão. Ainda assim, é um dos mais econômicos da categoria.
5. Citroën C3 1.0 – 14,1 segundos
Dentre todos os carros da Stellantis com motor 1.0 Firefly três cilindros de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, o Citroën C3 é o mais lento. Culpe seu formato caixote nada aerodinâmico ou o acerto de câmbio, mas ele é 0,7 segundo mais devagar que o Fiat Argo e que o Peugeot 208 com exatamente o mesmo motor.
6. BYD D1 – 14 segundos
Desenvolvido para ser usado por motoristas de aplicativo, o BYD D1 não é o tipo de carro pensado para velocidade. Conta com 130 cv e 18,3 kgfm de torque, mas a velocidade máxima é de 130 km/h. Substancialmente maior que todos os outros hatches desse top 10, o D1 é o mais espaçoso, mas longe de ser o mais rápido.
7. Fiat Mobi Like – 14 segundos
Carro mais barato do Brasil junto do Renault Kwid, o Fiat Mobi Like é também um dos carros mais lentos do país. Apesar de cortar em 0,9 segundo seu tempo de aceleração em relação à versão Trekking, ele ainda está entre as lesmas brasileiras. Motor 1.0 quatro cilindros rende 74 cv e 9,7 kgfm de torque.
8. Peugeot 2008 1.6 – 14 segundos
E o título de SUV mais lento do Brasil vai para o Peugeot 2008 com motor 1.6 aspirado. Prestes a ser aposentado, o modelo é mais lento que muitos hatches com motor 1.0 aspirado e pede 14 segundos para chegar aos 100 km/h. O interessante, nesse caso, é que ele tem câmbio automático de seis marchas.
9. Volkswagen Polo MPI – 13,5 segundos
Elevado a versão intermediária depois do lançamento do Polo Track, o MPI tem 77 cv e 10,3 kgfm de torque em seu motor 1.0 três cilindros. Só que, por conta do peso extra e do tipo de pneu diferente, ele é 0,1 segundo mais lento que seu irmão produzido em Taubaté para substituir o Gol.
10 Fiat Argo 1.0, Volkswagen Polo Track e Peugeot 208 1.0 – 13,4 segundos
Empatados na última posição dos carros mais lentos do Brasil, Volkswagen Polo Track, Fiat Argo 1.0 e Peugeot 208 1.0 tem em comum a presença de um motor 1.0 três cilindros aspirado. Os modelos da Stellantis contam, com 75 cv e 10,7 kgfm, enquanto o Volkswagen vai com 77 cv e 10,3 kgfm.
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