Curiosidades

Os 10 carros mais lentos à venda no Brasil

Existe uma chance bem grande de que esse texto seja lido por completo antes que qualquer um desses carros atinja 100 km/h

Renault Stepway 1.0 [divulgação]
Renault Stepway 1.0 [divulgação]

Um dos grandes balizadores de performance nos carros é o tempo de 0 a 100 km/h. Mas e quando esse atributo é, na realidade, a grande fraqueza de um modelo? Por isso, reunimos as dez maiores lesmas sobre rodas: os 10 carros mais lentos vendidos no Brasil em 2022.

Os dados foram computados pelos nossos parceiros da Jato e foram fornecidos oficialmente pelas montadoras. E os resultados são verdadeiramente surpreendentes.

1. Renault Stepway 1.0 – 15 segundos

Renault Stepway 1.0 [divulgação]
Renault Stepway 1.0 [divulgação]

Na última edição dessa lista, a Ford Ranger estava empatada com o Renault Stepway 1.0. Contudo, com a atualização da caminhonete, fica ao cargo do hatch aventureiro o título de carro mais lento à venda no Brasil.

2. Fiat Mobi Trekking – 14,9 segundos

carros baratos
Fiat Mobi Trekking 2023 [divulgação]

Único hatch com motor 1.0 quatro cilindros do Brasil, o Fiat Mobi demora longos 14,9 segundos para atingir os 100 km/h na versão aventureira Trekking. O modelo dispõe de 74 cv e 9,7 kgfm de torque. Só que, por conta do peso extra da versão aventureira e dos pneus, ele é 0,9 segundo mais lento que o Mobi Like.

3. Renault Kwid E-Tech – 14,6 segundos

Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]

Surpreendentemente temos um carro elétrico na lista. Enquanto o Kwid a combustão precisa de 13,2 segundos para chegar aos 100 km/h, seu irmão elétrico, que custa o dobro, exige 1,4 segundo a mais. Com 65 cv e 11,5 kgfm de torque, o carro elétrico mais lento do Brasil é também um dos mais baratos da categoria. 

4. Hyundai HB20 1.0 – 14,5 segundos

carros
Hyundai HB20 Sense [divulgação]

Com motor 1.0 três cilindros de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, o Hyundai HB20 é substancialmente mais forte que o Fiat Mobi. Só que ele é só 0,4 segundo mais rápido. Isso se dá por conta do peso extra da carroceria e acerto de transmissão. Ainda assim, é um dos mais econômicos da categoria.

5. Citroën C3 1.0 – 14,1 segundos

Citroën C3 Feel [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Feel [Auto+ / João Brigato]

Dentre todos os carros da Stellantis com motor 1.0 Firefly três cilindros de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, o Citroën C3 é o mais lento. Culpe seu formato caixote nada aerodinâmico ou o acerto de câmbio, mas ele é 0,7 segundo mais devagar que o Fiat Argo e que o Peugeot 208 com exatamente o mesmo motor.

6. BYD D1 – 14 segundos

BYD D1 [divulgação]
BYD D1 [divulgação]

Desenvolvido para ser usado por motoristas de aplicativo, o BYD D1 não é o tipo de carro pensado para velocidade. Conta com 130 cv e 18,3 kgfm de torque, mas a velocidade máxima é de 130 km/h. Substancialmente maior que todos os outros hatches desse top 10, o D1 é o mais espaçoso, mas longe de ser o mais rápido.

7. Fiat Mobi Like – 14 segundos

carros
Fiat Mobi Like [divulgação]

Carro mais barato do Brasil junto do Renault Kwid, o Fiat Mobi Like é também um dos carros mais lentos do país. Apesar de cortar em 0,9 segundo seu tempo de aceleração em relação à versão Trekking, ele ainda está entre as lesmas brasileiras. Motor 1.0 quatro cilindros rende 74 cv e 9,7 kgfm de torque. 

8. Peugeot 2008 1.6 – 14 segundos

Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]
Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]

E o título de SUV mais lento do Brasil vai para o Peugeot 2008 com motor 1.6 aspirado. Prestes a ser aposentado, o modelo é mais lento que muitos hatches com motor 1.0 aspirado e pede 14 segundos para chegar aos 100 km/h. O interessante, nesse caso, é que ele tem câmbio automático de seis marchas.

9. Volkswagen Polo MPI – 13,5 segundos

Volkswagen Polo MPI 2023 [divulgação]
Volkswagen Polo MPI 2023 [divulgação]

Elevado a versão intermediária depois do lançamento do Polo Track, o MPI tem 77 cv e 10,3 kgfm de torque em seu motor 1.0 três cilindros. Só que, por conta do peso extra e do tipo de pneu diferente, ele é 0,1 segundo mais lento que seu irmão produzido em Taubaté para substituir o Gol.

10 Fiat Argo 1.0, Volkswagen Polo Track e Peugeot 208 1.0 – 13,4 segundos

 Empatados na última posição dos carros mais lentos do Brasil, Volkswagen Polo Track, Fiat Argo 1.0 e Peugeot 208 1.0 tem em comum a presença de um motor 1.0 três cilindros aspirado. Os modelos da Stellantis contam, com 75 cv e 10,7 kgfm, enquanto o Volkswagen vai com 77 cv e 10,3 kgfm.

>>Toyota atinge marca histórica de 300 milhões de carros produzidos

>>5 carros que salvaram suas marcas da falência

>>Quais são os carros com versões sem nome?