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Carros Hybrid da CAOA Chery são híbridos de verdade?

De uma só tacada, a CAOA Chery lançou versões Hybrid de Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 Pro e Arrizo 6 Pro: mas são híbridos de verdade?

CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]

Desde que anunciou sua linha eletrificada no Brasil, a CAOA Chery vende todos os seus novos modelos como híbridos ou 100% elétrico no caso do iCar. Mas eles são híbridos de verdade? A pergunta depende de que modelo estamos falando, ainda que Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 Pro e Arrizo 6 Pro tenham o nome Hybrid escrito na traseira.

Aqui no Auto+ já mostramos um vídeo explicando todos os tipos de híbridos que existem atualmente. Você confere abaixo essa explicação. Mas basicamente no mercado brasileiro contamos hoje com híbridos leves, híbridos tradicionais, híbridos plug-in e elétricos com autonomia estendida.

Basicamente um carro híbrido usa dois ou mais motores em sua composição, em geral um a combustão e outro elétrico. É essencial que para ser classificado como um híbrido de verdade que os dois motores movam as rodas do carro. Por isso um híbrido leve ou um elétrico com autonomia estendida não são classificados como híbridos de fato.

CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid [divulgação]

Mas por quê? Simples, porque nesses dois sistemas o motor sobressalente não move as rodas. No híbrido leve, o elétrico substitui o alternador e diminui o esforço do sistema a combustão: jamais movendo as rodas. No elétrico com autonomia estendida, o motor a combustão só funciona como gerador de energia para o sistema elétrico e não é conectado às rodas.

Os CAOA Chery são híbridos de verdade?

Respondendo diretamente à pergunta, não: exceto um deles. A CAOA Chery usa nos Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid o sistema híbrido-leve. Ou seja, eles não são carros híbridos de verdade. Isso porque esses quatro modelos são híbridos leves.

CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid
CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]

O quarteto combina motor 1.5 quatro cilindros turbo flex a um pequeno motor elétrico que substitui o alternador. Essa unidade é alimentada por uma segunda bateria de 48V que é independente da bateria do motor a combustão. O elétrico tem 10 cv e 4,08 kgfm de torque e serve para reduzir o esforço do motor 1.5 turbo e não move as rodas.

Com isso, o conjunto total tem 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões não eletrificadas de Tiggo 5X Pro e do Arrizo 6 eram fornecidos 150 cv e 21,4 kgfm de torque. O Tiggo 7 Pro usa motor 1.6 mais potente e transmissão de dupla embreagem na versão sem o sobrenome Hybrid.

CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]

Resumindo: o pequeno motor elétrico dos CAOA Chery Hybrid elevou a potência e o torque, além de ter reduzido o consumo de combustível em 13%, mas sem mover sozinho as rodas. Esse é o papel do sistema híbrido leve: deixar o carro mais econômico, mas não usar a eletricidade para movê-lo.

Mas e o Tiggo 8 Pro PHEV?

O Tiggo 8 Pro PHEV não traz o nome usual dos eletrificados, mas é o único carro híbrido da CAOA Chery. Enquanto os demais modelos da marca chinesa levam o nome Hybrid na tampa traseira e não são híbridos de verdade. Na realidade, o Hybrid está lá escondido na sigla Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV).

CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]

Aqui o conjunto é totalmente diferente. O Tiggo 8 Pro tem também motor 1.5 quatro cilindros turbo, mas que bebe apenas gasolina – enquanto Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid são flex. São 156 cv e 23,45 kgfm providos somente pelo motor a combustão. O conjunto total rende 317 cv e 56,6 kgfm.

Contudo, ele combina a força do 1.5 turbo a dois motores elétricos. Esses sim, capazes de mover o Tiggo 8 Pro sozinhos por até 77 km. Por ser híbrido do tipo plug-in, o Tiggo 8 Pro pode ser carregado na tomada ou se carregar sozinho através do motor a combustão. Demora de 6 horas (tomada 220V a 3 horas (wallbox de 350V).

CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]

O sistema leve de 48V dos outros modelos da CAOA Chery se carregam sozinhos, mas não são capazes de mover os modelos por um centímetro sequer. Ou seja, o Tiggo 8 Pro é um híbrido de verdade pois pode andar somente com os motores elétricos, somente com o motor a combustão enquanto carrega o sistema elétrico ou usando os dois tipos de motores ao mesmo tempo.

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