Destaque

Honda CR-V volta ao Brasil híbrido por R$ 352.900

Nova geração do Honda CR-V segue o que foi feito com Civic e Accord: ganha motorização eletrificada e fica caro

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Um dos SUVs mais vendidos do mundo e febre da classe média na quarta geração, o Honda CR-V chega ao Brasil totalmente renovado. O Comfortable Runnabout Vehicle, significado de CR-V, será oferecido no Brasil somente em motorização híbrida e na versão topo de linha Touring por R$ 352.900.

A nova geração do Honda CR-V chega com estilo que mescla elementos dos modelos atuais da Honda com uma pegada de Volvo XC60. A dianteira tem faróis finos e agressivos, integrados à grade frontal em uma mescla de elementos do HR-V com Accord, deixando o estilo bem elegante.

Já a traseira é quase uma cópia do Volvo XC60, especialmente o desenho das lanternas que são idênticas às do modelo sueco. Para tentar se diferenciar, traz três elementos redondos na parte inferior e luz de seta bem marcada. Já a cabine segue elementos do Civic e do Accord, ou seja, linhas horizontais elegantes.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Há uma larga faixa em madeira que traz um diferencial importante para o CR-V em relação aos irmãos. A central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é igual à do irmão maior, enquanto o painel de instrumentos, também totalmente digital, segue o padrão dos modelos importados da marca com ótima leitura.

Novidades para além do motorista

Para ampliar o espaço traseiro, o novo Honda CR-V pode ter seu encosto inclinado em até 10,5º, enquanto o assento é deslizante, permitindo aumentar o porta-malas. O volume padrão do porta-malas é de 581 litros, exatos 59 litros a mais do que a geração anterior. A tampa tem abertura elétrica, como no HR-V Touring.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Destaque para a função Walk Away Close, na qual o Honda CR-V fecha automaticamente a tampa do porta-malas ao perceber que o motorista (com a chave no bolso) se afasta do carro. Isso só é feito quando um botão no porta-malas é apertado anteriormente.

Assim como o Accord, o novo Honda CR-V conta com sistema de som Bose com 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas. O console central foi ampliado expressivamente, a ponto de abrigar dois celulares, mas só um com espaço para carregador por indução com 15W de potência. 

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Híbrido já conhecido

Assim como Civic e Accord, o Honda CR-V vem com sistema e:HEV, sendo que o modelo tem acerto diferente. O 2.0 quatro cilindros aspirado de 147 cv e 19,4 kgfm de torque é igual, assim como o elétrico de 184 cv e 34,2 kgfm de torque. O motor a combustão segue funcionando prioritariamente como gerador de energia.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Contudo, o CR-V híbrido traz o motor a combustão funcionando em mais situações, isso porque tem duas relações fixas de transmissão, ao contrário do Civic e do Accord. Segundo a Honda, a relação exclusiva do CR-V faz o motor a combustão funcionar em acelerações moderadas, coisa que seus irmão não fazem.

Ou seja, o motor a combustão funciona em acelerações moderadas, para manter maior linearidade de torque, e em velocidades de cruzeiro, onde o elétrico seria menos eficiente. No restante das demais situações, o SUV funciona com o motor elétrico impulsionando e o combustão gerando energia elétrica.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

De acordo com a Honda, o consumo do CR-V ficou em 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/ na estrada. Contudo, é costumeiro que o consumo dos carros híbridos da marca japonesa na vida real sejam substancialmente melhores do que os divulgados pelo INMETRO. 

Melhorias não visíveis

A suspensão ganhou rolamentos de baixo atrito, enquanto novos subframes de alumínio garantem maior conforto. A Honda também fez melhorias no amortecedor para deixar a resposta do conjunto mais rápida. A direção ganhou nova calibração, resposta variável e ficou mais rápida.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

A carroceria recebeu reforços e está 15% mais rígida do que antes com uso de novos pontos de fixação. Diferentemente do Accord e do Civic, o CR-V tem tração nas quatro rodas. Ele consegue manter 60% de tração dianteira e 40% traseira ou 50% e 50% para cada uma, dependendo da situação que o motorista precisa. 

As rodas receberam redutores de ruído, enquanto o para-brisa e os vidros laterais são mais espessos para reduzir o barulho de ruído de rodagem. A marca também investiu em melhorias de materiais isolantes para baixar o barulho. O modelo ainda ganhou amortecedores duplos a gás para abertura do capô.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

Itens extras

Seguindo o padrão da Honda, o CR-V vem equipado com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, farol alto automático, dez airbags (dois frontais, dois tipo cortina, dois laterais frontais, dois laterais traseiros e dois de joelho na dianteira).

Aqui no Brasil, o Honda CR-V traz banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, faróis full-LED, rodas de liga-leve de 19 polegadas, chave presencial, entre outros itens.

Honda CR-V 2024 [divulgação]
Honda CR-V 2024 [divulgação]

A gama de cores é constituída por cinco opções: a inédita Azul Astral, seguida por Platinum, Cinza Basalto, Branco Topásio e Preto Cristal. Por dentro, couro cinza claro para as opções de carroceria branco, cinza e azul, enquanto o couro ganha tom preto para as tonalidades preto e prata. 

Você acha que agora com motorização híbrida o Honda CR-V vai voltar a vender bem? Conte nos comentários. 

>>BYD Seal quase vende mais que Sentra, Jetta e Civic somados

>>Honda faz recall em 750 mil carros por problema no airbag

>>Volkswagen Virtus Exclusive vs. Honda City Touring | Comparativo