Manutenção

Você sabe como e quando utilizar o farol com DRL?

Veja dicas de como utilizar corretamente os faróis DRL

Como usar faróis DRL (divulgação)
Como usar faróis DRL (divulgação)
teste 001

Você caro leitor, sabe quando deve utilizar o farol baixo? Segundo a lei 13.290/2016, os veículos são obrigados a utilizar os faróis baixos durante o dia – principalmente se passarem por túneis e rodovias.

Volkswagen Golf VIII (divulgação)

A regra, no entanto, deixa de ser obrigatória quando o veículo possui farol DRL. A sigla DRL, vem de Daytime Running Lamp – Lanterna de Rodagem Diurna – e vem ganhado cada vez mais espaço na indústria automotiva, especialmente após a publicação da Resolução 667 do CONTRAN, que determina sua obrigatoriedade para novos projetos de veículos, produzidos a partir de 2021.

BMW Série 2 Gran Coupe (divulgação)

Para os demais veículos anteriores a 2021, cabe o disposto pela Lei 13.290/2016 que, basicamente, determina o uso diurno dos faróis baixos em túneis e rodovias. “Os faróis baixos, quando acesos, promovem contraste, ou seja, distinção entre os dois pontos luminosos e o contorno do veículo.

Chevrolet Onix (divulgação)

Sem este recurso o veículo pode ser confundido com o ambiente, tornando-se pouco perceptível aos observadores e, consequentemente, desencadeando colisões frontais e atropelamentos”, afirma Carlos Moura, Coordenador de P&D da Arteb.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Muitos motoristas, no entanto, se confundem com o tema, não sabendo se devem utilizar o farol baixo mesmo quando o veículo já possui a DRL. O que se deve ter em mente é que, tanto o farol baixo quanto o DRL, promovem a visibilidade diurna – e ambos estão previstos pela legislação vigente. Portanto, se o veículo já possui o DRL, o uso diurno do farol baixo torna-se dispensável.

Peugeot 208 GT Line (divulgação)

Segundo Moura a legislação, em 2016, teve em vista a ampliação da visibilidade diurna e, para isso, levou em consideração o nível tecnológico de toda a frota nacional, ou seja, considerou o dispositivo luminoso que todos os veículos, independentemente do ano de fabricação, possuem: farol baixo. “Mas a tecnologia avançou bastante nos últimos anos e, hoje, muitos veículos nacionais e importados já contam com a DRL, dispositivo luminoso desenvolvido especialmente para a visibilidade diurna dos veículos”, esclarece.

Camaro SS 2019 (divulgação)

Segundo Moura é recomendável que os motoristas se atentem às informações relativas ao sistema de iluminação do veículo, consultando o manual do proprietário ou os canais de comunicação da fabricante do automóvel.

Assim, pode-se confirmar a eventual presença da DRL no veículo. Adicionalmente, o uso da DRL tem algumas vantagens: “Se para o uso diurno do farol baixo é preciso estar atento, para lembrar-se de acioná-lo, com a DRL esse problema inexiste, pois esta lanterna funciona desde a partida e assim permanece até que outras funções, como o próprio farol baixo, sejam acionadas. Além disso, o uso da DRL evita a sobrecarga de uso do farol baixo, que já é necessário à direção noturna.”, finaliza.

Veja mais:

>> O que acontece com quem estaciona em vaga de idoso?

>> Dicas sobre balanceamento

>> Veja como ajustar o espelho retrovisor central na medida