Novidades

Dodge produz último Viper em Detroit

Superesportivo sai de cena equipado com motor V10 8.4 de 654 cv

teste 001

Os entusiastas dos superesportivos “raíz” acabam de perder um modelo: o Dodge Viper. Sim, o último carro saiu da linha de produção de Detroit (Estados Unidos) na última quarta-feira (16), com sua imagem sendo eternizada no Instagram de Ralph Gilles, chefe de design da FCA.

Gilles foi o responsável pelo retorno da última geração do Viper em 2012. “A quinta geração teve um ótimo ciclo de cinco anos e a plataforma do Viper, que não mudou tanto com o tempo, teve um grande ciclo de 25 anos!”, escreveu em seu Instagram o executivo.

So long… #Viper

Uma publicação compartilhada por @ralphgilles em

O anúncio do fim da produção do Dodge Viper foi feito ano passado, quando o superesportivo “made in America” completava 25 anos (o modelo foi lançado em 1992) – momento também registrado nas imagens. Para não passar em branco, em 2016 a marca lançou cinco versões limitadas em homenagem ao Viper: 1:28 Edition ACR, GTS-R Commemorative Edition ACR, GTS-R Voodoo II Edition ACR, Snakeskin Edition GTC e Dodge Dealer Edition ACR.

Primeira geração do modelo, de 1992 (reprodução)

O principal motivo para a “víbora” deixar de ser produzida é que a partir de 2018 todos os veículos fabricados nos Estados Unidos deverão sair de fábrica com airbags laterais. Para isso, a FCA teria que investir um montante alto para fazer as alterações necessárias no projeto do Viper, ideia inviável por conta da baixa demanda do modelo.

No final de julho, o superesportivo demonstrou que a “velha escolha” está com o desempenho em dia, já que a versão mais endiabrada ACR bateu o tempo de 07min03s no circuito de Nürburgring. Equipado com motor aspirado V10 de 8,4 litros de 654 cv e 82,3 kgfm de torque com câmbio manual, o Dodge Viper ACR será o último representante da “brutalidade” de um superesportivo americano.

Veja mais:

>> Vídeo: Dodge Viper ACR faz 7m03s em Nürburgring

>> Dodge Challenger Hellcat ganha mais músculos

>> Com 700 cv, novo Porsche 911 GT2 RS é pura insanidade